quarta-feira, 6 de julho de 2011

Entrada de Nota Fiscal

Apresentamos, a seguir, o novo form de Entrada de NF´s

Destacamos que todos os lançamentos de Entrada de NF, são feitos dentro de um único form, e isso simplifica sobremaneira a entrada da mesma.


  • Vamos acompanhar um passo-a-passo de como preencher uma NF de Entrada.
Antes de começar.

Antes de começar o cadastramento de NF de Entrada, é necessário que algumas informações, contidas em outras Tabelas, sejam verificadas antes. São estas:

  • Tabela de Fornecedores
  • Tabela de Produtos
  • Tabela de NCM´s
  • Tabela de CFOP´s
Tabela de Fornecedores:
A Tabela de Fornecedores, é a tabela mais simples de atualizar, uma vez que precisa de informações estáticas dos Fornecedores. Uma vez preenchida corretamente, dificilmente vai sofrer alguma outra alteração.


Como pode ser observador na figura acima (no destaque em amarelo), é de suma importância que se defina o Fornecedor de forma que o Sistema Aleph-ERP possa classificar este entre Fornecedor de:
  • Fornecedor de Matéria Prima
  • Fornecedor de Almoxarifado
  • Fornecedor de Serviço
A correta identificação Tipo do Fornecedor, vai permitir que o sistema possa "deduzir" que tipo de NF o usuário esta cadastrando, e ainda, vai ajudar o(a) usuário(a) guiando este(a) pelos campos que precisam ser preenchidos conforme cada tipo de NF o requerer.

    Entrada de Nota Fiscal

    Apresentamos, a seguir, o novo form de Entrada de NF´s

    Destacamos que todos os lançamentos de Entrada de NF, são feitos dentro de um unico form, e isso simplifica sobremaneira a entrada da mesma.


    • Vamos acompanhar um passo-a-passo de como preencher uma NF de Entrada.
    Antes de começar.

    Antes de começar o cadastramento de NF de Entrada, é necessário que algumas informações, contidas em outros cadastros, sejam verificadas. São estas:

    Nova Versão 3.3

    Liberada em 07/07/2011, a nova versão 3.3.0 do Aleph-ERP, que além de corregir alguns bugs constatados, acrescenta como principal foco:
    • Leitura de arquivos XML para compor as NF de Entrada. 
    • A Aleph-ERP passa a exportar todo o movimento de Entrada e Saída, no formato EFD (escrituração fiscal digital). Isto quer dizer na pratica, que a parir desta versão, Aleph-ERP passa a ser compativel com qualquer sistema Contábil/Fiscal que use o formato EFD para leitura de arquivos TXT
    A seguir mostramos os detalhes de cada uma destas inovações.

    segunda-feira, 18 de abril de 2011

    Novidades da versão 3.1.0

    Bom dia.

    Na versão 3.1.0 (em diante) incluímos os seguintes regursos:

    Tabelas de Situações Tributárias:
    As tabelas de ST do IPI, PIS, COFINS e ICMS passaram a acrescentar o campo "Escopo".
    O campo "Escopo" diz para quais operações esta ST se aplica. Em outras palavras, limita a atual ST para operações de "Entrada" e "Saídas", como a seguir:




    Facilidades na CFOP:
    Por causa da implementação acima descrita, o sistema Aleph-ERP, agora tem como entender que ao criar/editar uma CFOP de "Saída" só deve disponibilizar ao usuário, apenas ST's de Saídas, e vice-versa. Isto vale para as ST de IPI, PIS, COFINS e ICMS.


    Nova regra de Isenção de impostos, na tabela de Clientes:
    Uma das coisas que nos tem preocupado, e muito, é que os usuários não informam a "data de validade" de uma Isençao de impostos.
    O que sabemos, é que ao dar uma "Isenção", o governo (estadual/federal) determina um prazo de validade (que na maioria dos casos, se trata do ano da vigência). Passado este prazo, o cliente volta a sua tributação normal. 
    Por isso, a partir da versão 3.1.0, o sistema vai exigir a data de vencimento da Isençao de um cliente, caso o usuario marque uma das opcoes de isencao em um determinado Cliente.
    Nosso intuito nao é "engessar" o processo, mas garantir que nao sejam emitidas NF's isentando impostos, quando o cliente nao tem mais este beneficio fiscal.




    NF's com múltiplas CFOP's:
    Desde Fevereiro de 2011, implementamos o sistema, para que ao criar uma NF de Remessa (só nesta modalidade) os produtos inseridos na NF possam ter CFOP's diferentes.
    Este recurso pode ser muito util, no caso de NF de Retorno de um produto a ser industrializado, e serviço a ser cobrado. Desta forma, ao invés de emitir 2 (duas) NF, se emite apenas 1 (uma)

    Para poder usar este recurso, basta apenas mudar a CFOP dos produtos, na própria "grid" (grade) dos produtos. Ficando à conta do sistema, alem de acertar a nova CFOP, as respectivas ST's (Situações Tributárias) por produto.

     


    Diferentes Unidades de Medida
    Usando a mesma tela acima. O usuário poderá perceber que é possível mudar a unidade de medida definida na tabela de NCM/TIPI.
    Logo, mesmo que um produto tenha tido sua unidade de medida definido como "Kilo", o mesmo pode ser comercializado em "Unidades", "Bobinas", "Metros", etc.
    Para poder mudar a unidade de medida, seja no Pedido de Venda, como na própria NF (quando não se trata de uma venda) basta mudar a mesma no ato de criar o Pedido de Venda, ou NF (quando remessa, industrialziaçao, etc)




     

    quinta-feira, 7 de abril de 2011

    Consulta de NF-e ao site do SEFAZ

    A RF (Receita Federal) disponibilizou, faz um certo tempo, um portal chamado de "Portal Nacional da Nota Fiscal Eletrônica".


    Através deste portal, é possível consultar o status de uma determinada NF, bastando para isso informar a chave de acesso desta NF. O problema, está justamente em ter que informar os 44 caracteres que formam a chave de acesso desta NF. Se o usuario não tem um leitor optico, vai ter que digitar cada um destes 44 carateres.


    A boa-nova, é que a partir da versão 3.0.30, o Aleph-ERP faz este acesso ao site da Receita Federal e já passa para a página de consulta da RF a chave da NF-e que se deseja contar, bastando ao usuário informar apenas o chamado "código da imagem", que na maioria dos casos, é formado de apenas 4 carateres.


    Na pratica:
    Dentro do form da NF, do Aleph-ERP, procure a aba "NF-e" e pressione o botão "Status NF-e". 




    O Aleph-ERP vai chamar o Internet Explorer (que estiver definido na máquina do usuário), e vai fazer com que  o IE chame o site da RF, passando como parâmetro, a chave de acesso da NF-e




    Depois de informado corretamente o "código de imagem", você poderá contemplar o status da NF.




    Posteriormente iremos implementar a codificação necessária para os demais browsers, como FireFox e Chrome.



    terça-feira, 5 de abril de 2011

    Versão 3.0 - NCM, Produtos & CFOP's

    Boa noite!

    Acabamos de lançar a versão 3.0 do sistema Aleph-ERP, que tem como principal foco, atender as solicitações dos SEFAZ e da RF.

    Para poder adequar o sistema às novas exigencias ficais, tivemos que revisar o produto desde a NCM... E é aqui que tudo se origina, na NCM.


    1º - NCM
    Quando um produto (de venda ou venda) é criado, é necessario associar este produto a um código definido pela tabela NCM/TIPI, que são gerenciadas pela receita federal.

    A grosso modo, a parte NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) de um produto, define em qual "unidade de media" este produto deve ser negociado. Enquanto a parte TIPI (Tabela dos Impostos de Produtos Industrializados) define, como o proprio nome diz, a "aliquota do IPI" que este produto tem.

    Desta forma, ao criar um produto, e ao associar este produto a sua respectiva NCM/TIPI o mesmo "herda" a sua 

    unidade de medida padrão e IPI. Muito fácil e simples!




    * Para acessar a Tabela de Classificações Fiscais (NCM/TIPI) as acesse no Menu do sistema, o caminho Tabelas -> Produtos & Materias Primas -> Classificação Fiscal.



    2.- O Produto
    Uma vez que as NCM/TIPI´s do sistema esteja corretamente criadas, então, passamos para a 2ª etapa, que é associar um determinado produto, a esta NCM/TIPI.

    Observe que agora não se definem os impostos no cadastro de produtos. E sim, daqui em diante, um produto "herda" os impostos de duas formas:

    - Pela sua NCM - IPI
    - Pela situação Geografica do seu destino (local do Cliente) – ICMS
    Da mesma forma, a "unidade de medida" não mais se define na Tabela de Produtos e também "herdada" da tabela de NCM/TIPI



    Obviamente, é necessário que o usuário responsável pelo cadastro de NCM/TIPI e Produtos revise constantemente estas tabelas. Pois se estas estiverem desatualizadas, ou criadas de forma errônea, pode levar a resultados indesejados, como por exemplo calculo de impostos errada, ou pior, NF retida nos computadores do SEFAZ.


    3.- A CFOP - Código Fiscal de Operação.
    A CFOP